A CMVM preparou um documento que colocou em consulta pública tendo como objectivos a divulgação e discussão dos factores indicadores da qualidade da auditoria, com base em práticas e métricas internacionais mas também levando em conta as especificidades da realidade nacional.
Trata-se de um guia prático ainda em forma de documento de consulta, disponível aqui e o prazo para contributos decorre até 15 de novembro de 2019.
Pretende-se numa primeira fase que os principais auditores de entidades de interesse público tal como definidas pelo Regime Jurídico da Supervisão de Auditoria reportem os indicadores de qualidade de auditoria à CMVM, tendo sobretudo em vista a sensibilização dos principais stakeholders do mercado para a promoção de critérios acrescidos de exigência. Posteriormente serão afinados detalhes que decorram da primeira fase de aplicação e será ponderado o alargamento do âmbito de aplicação do guia.
Este guia é mais uma ferramenta ao dispor das organizações nacionais para aferição de padrões mínimos de qualidade e reveste-se de notória utilidade designadamente para os órgãos de fiscalização das entidades sujeitas a auditoria.